sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Devil May Cry

Devil May Cry é o primeiro de uma série de quatro jogos eletrônicos dos mesmos criadores de Resident Evil. Curiosamente, o primeiro dos quatro (este) seria o quarto jogo da série Resident Evil, mas como fugia um pouco do enredo dos anteriores, a Capcom decidiu criar esta nova franquia

História

Em Devil May Cry você encarna o personagem Dante, um rapaz meio-demônio, meio-humano em um "universo paralelo".

Há 2000 anos, a humanidade era submissa aos demônios, mas, um dia, um poderoso demônio simpatizou com os humanos e, sozinho, prendeu toda sua espécie no inferno. Esse demônio ficou conhecido como o Lendário Cavaleiro das Trevas Sparda.

Ele viveu entre os humanos, sem ser percebido, por quase dois milênios e teve dois filhos com uma humana chamada Eva. Seus filhos Dante e Vergil (forma americana para Virgílio) herdaram seus poderes. Sparda, deu a cada um deles uma espada de poderes sobrenaturais, e Eva deu, a cada um, um colar.

Um dia o senhor das trevas Mundus, aprisionado por Sparda (que já havia morrido), consegue libertar-se por um tempo. Isso foi suficiente para matar Eva, enquanto Dante e Vergil não podem fazer nada além de assistir. O jogo inicia-se 20 anos após esse acontecimento.

Então, Dante já adulto e dono do seu próprio negócio de exorcismo - na verdade extermínio de demônios a domicilio - recebe a visita de uma misteriosa mulher loira (Trish), que diz ter saído do inferno pela passagem por onde em breve Mundus e todo o inferno passariam. Ela leva Dante a um castelo na ilha de Mallet que é habitado por diversos demônios. Dentre eles um se destaca: Nelo Angelo, um guerreiro de armadura preta que luta de maneira muito semelhante a Dante. Depois, Dante descobre que Nelo Angelo é seu irmão Vergil, que havia desaparecido e que foi possuído pelas forças das trevas. Ao derrotá-lo, Dante pega o colar do irmão. Este se junta ao colar de Dante e transforma sua espada na de seu pai.

A batalha entre Dante e Mundus se dá no inferno. Ao ver Trish ser atacada por Mundus, Dante libera todo seu poder demoníaco e torna-se imagem e semelhança de Sparda. Desse modo, ele derrota Mundus.Na batalha contra Mundus, Dante o enfrentará duas vezes: uma no ar e outra em terra.Mundus é um chefe difícil de se derrotar, pois seus golpes retiram muito sangue.Você o enfrentará na fase 22, chamada Legendary Battle, Batalha Lendária, se traduzirmos para o português.

Após isso, toda a ilha começa a ruir. Dante, enquanto corre para se salvar, cai, quando o piso da sala em que se encontrava desaba nas masmorras do castelo. Lá ele deve enfrentar Mundus mais uma vez, porém sem muitos poderes, pois não estava mais no inferno. Quase perdendo, Trish, que não havia morrido, surge e concede seus poderes a Dante, para banir Mundus do mundo dos humanos por alguns milênios. Trish e Dante conseguem escapar em um avião, que estava na sala cujo piso desmoronara.

A história termina com Dante e Trish trabalhando na sua loja de exorcismo que aparece no início do jogo, mas com uma diferença: no início a loja se chama Devil May Cry, enquanto no final se chama Devil Never Cry (demônio nunca chora).

O jogo possui 23 fases, algumas fáceis e outras bastante difíceis. Mas nada que um bom esforço não resolva.

O jogo agora não é mais uma triologia, agora ele já tem o novo jogo Devil May Cry 4,com seu novo personagem "Nero".


Características
O que fez de Devil May Cry um clássico foi, além da excelente história e dos belos gráficos, a adaptação da jogabilidade 3D com a ação que só era experimentada, até então, em jogos 2D. Pela primeira vez elaborou-se um jogo completamente em 3D no qual o jogador atira, pula, luta com espadas, tudo isso em um ritmo muito acelerado. Os produtores encaixam-no em um novo gênero, o Stylish Crazy Action (ação louca e cheia de estilo, em uma tradução literal). Também se destaca a capacidade de jogar com Dante transformado em demônio, situação na qual é possível voar, soltar raios, chamas e utilizar diversos outros poderes sem que haja alteração nos comandos ou na jogabilidade.

O jogo ambienta-se em cenários predominantemente góticos, porém muito bonitos.

Dante possui aparência e atitudes semelhantes às de um rock star, o que se adequa perfeitamente à trilha sonora do jogo, geralmente composta de músicas instrumentais com guitarras e bateria. Em algumas situações, a música de fundo se altera para o canto lírico ou instrumentadas por orgão, para combinar com a história e o cenário que é apresentada ao jogador.

Destacam-se, também, as armas de Dante. São 3 espadas, um par de luvas e 5 armas de fogo. As espadas são a Force Edge, Sparda e Alastor. A ultima é usada mais freqüentemente durante o jogo. Possui poderes elétricos e concede a Dante a capacidade de se transformar em um demônio completo. Alastor é o nome de uma figura mitológica grega, que também é conhecida como o Executor. A luva Ifrit possui poderes de fogo e seu nome provém de uma figura da mitologia árabe pré-islêmica. As armas de fogo não merecem tanta atenção, exceto pelas pistolas iniciais de Dante: Ebony e Ivory (ébano e marfim). Note que elas têm o nome de uma música dos Beatles, que tocavam o adorado rock de Dante. São duas pistolas .45acp, uma preta e outra prateada. As outras quatro armas de fogo são, uma espingarda calibre 12 de cano curto, um lança granadas, uma arma de arpão e uma arma dos demônios forjada no submundo, a Nightmare Beta. Ele também é um demonio


Intertextos
Note que Dante e Virgílio (Vergil) eram dois antigos escritores.

Dante Alighieri escreveu A Divina Comédia, livro onde ele mesmo vai ao inferno, ao purgatório e ao céu. No inferno ele é guiado por Virgílio, pois este era um de seus escritores preferidos, o qual escreveu a epopéia romana Eneida que conta o surgimento desta civilização. Há também os intertextos já citados das armas de Dante como Ifrit e Alastor.

Outras referências seriam os personagens da obra "O Conde de Monte Cristo", com Edmond Dantes se vingando de seu ex-melhor amigo com o tesouro de Sparda.

Devil May Cry 2

Devil May Cry 2 (em português: demônio pode chorar), é o segundo game de uma trilogia de jogos eletrônicos dos mesmos criadores de Resident Evil para playstation 2.

Apesar do enorme sucesso de seu antecessor, Devil May Cry 2 não consegue ser tão bom quanto o primeiro, e em alguns momentos até desaponta os jogadores. Situado nos tempos modernos, na cidade fictícia de Vidu Mali, a história focaliza Dante e Lucia em sua luta para impedir Arius de levantar o demônio Argosax e de conseguir o poder supremo.


[editar] Jogabilidade
Assim como seu antecessor, o game continua seguindo o estilo de ação, mas agora o jogador pode jogar com Dante (O Protagonista) e Lucia. Depois do jogador completar cada missão, um rank lhe é atribuido, esse rank é baseado no tempo em que a missão foi completada , no numero de Red Orbs Coletadas ao longo da missão , o Estilo usado pelo jogador, os items usados e o dano recebido. O combate segue praticamente a mesma rota do primeiro game, com algumas alterações , e é baseado no estilo escolhido pelo jogador.

As Novidades ficam no botao de esquiva, que faz Dante ou Lucia rolar para se esquivar de golpes adversarios. Outra novidade é o botao que faz o personagen trocar de armas, sem fazer com que o jogador precise acessar o menu para trocar suas armas.

Devil May Cry 3

Devil May Cry 3 (em português: demônios podem chorar), é o terceiro game de uma trilogia de jogos eletrônicos dos mesmos criadores de Resident Evil para playstation 2.

A história se passa cronologicamente antes de Devil May Cry e Devil May Cry 2 e mostra o porquê da briga entre os irmãos gêmeos Dante e Vergil e como herói se tornou um famoso caçador de demônios, é considerado por muitos fãs o melhor dos quatro jogos da série

História
Como dito antes o jogo passa se cronologicamente antes do primeiro jogo:

Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Devil may cry 3, como já dito anteriormente, se passa antes dos fatos retratados em Devil May cry.Este jogo conta o porquê dos dois irmãos gêmeos, Dante e Vergil(O correspondente de Virgílio em inglês), terem uma grande rivalidade.A história do jogo inicia-se na nova e não nomeada loja de Dante quando Arkham, Pai de Lady e grande conhecedor das artes demoníacas, entra no estabelecimento pedindo que ele aceite o “convite” de Vergil.Dante acaba somente se divertindo com os monstros que invadem sua loja.Dante sai em busca de seu irmão quando Temen-ni-gru, a torre que seria uma espécie de portal para o inferno, surge com Vergil esperando Dante no topo.Vergil precisa de ambos os colares que a mãe deles presenteara-los quando eram pequenos para abrir o portal.Dante passa por quase todos os andares e quando chega no último, encontra com Vergil que o está esperando.Após uma batalha, Vergil ganha, pega o colar de Dante e tenta mata-lo com sua espada, que acaba despertando o seu poder em contato com o sangue de Dante.Vergil e Arkham descem a torre para chegar à área para o ritual de abertura dos portões do inferno.Dante após um tempo acorda mais poderoso.Seguindo Vergil e Arkham, ele desce a torre, é engolido por um Leviatan, mata o Leviatan por dentro e quando a carcaça do ser chega ao chão Dante se encontra com Lady, filha de Arkham.Quando Arkham abre a última porta, que conduzia ao “portal” do inferno Vergil o mata, dizendo que já não era mais útil.Em seu caminho atrás de Vergil, Dante encontra Arkham quase morto.Nesta hora Lady aparesse, achando que Dante matou seu pai e revela que Arkham é sue progenitor que ele matou sua mãe também.Dante entra na sala onde vergil já começou o ritual que por alguma razão, não procede.Dante e Vergil lutam e Lady entra no briga.Quando Dante e Vergil estão cansados e feridos, Arkham aparesse, revelando que era um palhaço que habitava a torre.Arkham abre o portal para o inferno e pega os poderes de Sparda, o pai de Dante e Vergil.Dante entra no inferno atrás de Arkham e o encontra, já transformado em seu pai.Arkham e Dante lutam ferozmente, durante a batalha, Vergil aparesse para ajudar Dante.Após eles matarem Arkham, Dante e Vergil tem que lutar pela espada de seu pai e pelos colares que servem de chave para o inferno.No final Dante derrota Vergil.Quando Dante retorna ao mundo humano ele encontra Lady.Após matarem alguns demônios remanecentes Dante chora usando a desculpa que “demônios nunca choram”.Lady pronuncia uma frase que mais tarde seria o nome de sua loja e do jogo, “Devil may Cry”(Demônios podem chorar).



Armas
Devil Arms


Dante:
Rebellion: Uma espada dada de presente pelo seu pai; É a primeira espada do jogo.
Cerberus: Um tipo de nunchacku de gelo com 3 partes; Adquire-se ao matar o chefe Cerberus, tem o poder elemental de gelo.
Agni & Rudra: Duas espadas especiais com serras em vez de lâminas; São adquiridas ao matar os dois chefes gêmeos Agni e Rudra, possuem os poderes elementais:
Agni: Fogo
Rudra: Vento
Nevan: Uma guitarra que tem o poder de lançar raios e morcegos; Adquire-se ao matar a chefe vampira Nevan.
Beowulf: Um par de luvas e botas com garras; São adquiridas um pouco depois de derrotar Vergil pela 2ª vez.



Vergil
Yamato: Uma espada recebida de presente pelo seu pai; O jogo inicia-se com ela ao jogar como Vergil.
Beowulf: A única arma em comum com seu irmão, Dante; Mas, diferentemente de seu irmão, o jogo incia-se com ela ao jogar como Vergil.
Force Edge: A espada de seu pai, o lendário Sparda; o jogo também incia-se com ela ao jogar como Vergil.




Fire Guns



Dante
Ebony & Ivory: Duas pistolas de munição infinita criadas pelo próprio Dante; ao contrário das outras armas usadas por ele, é forte, mas também é rápida.
Shotgun: Como o nome sugere (em inglês) é uma escopeta; ela á lenta, mas forte.
Artemis: É um tipo de arma à laser, assim como a Shotgun, é lenta mas é mortal e quando evoluida, pode disparar um tipo de chuva ácida que afeta todos próximos: aliados e inimigos.
Spiral: É uma arma muito poderosa, parecida com uma metralhadora de calibre .50; Também possui um pouco de lentidão entre 2 disparos.
Kalina Ann: É a bazuca da Lady, quando evoluida, pode puxar os inimigos e atirar neles mais próxima e fortemente.



Vergil
Summoned Swords: Não são bem armas de fogo, mas funcionam como elas; Consistem em espadas de um cristal muito poderoso e cortante, são rápidas e eficientes.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Devil May Cry 4

Detalhes do quarto jogo da franquia Devil May Cry

Neste quarto jogo, os papéis se invertem em relação ao primeiro Devil May Cry, do qual a quarta versão é sequência direta. O jogo é protagonizado por um novo personagem: Nero, um jovem rapaz de cabelos prateados e olhos azuis, meio demônio e meio humano, que pertence a um grupo fanático que idolatra Sparda (o lendário cavaleiro negro que derrotou o demônio Mundus e que é pai de Dante e de Vergil) e está incumbido de acabar com todos os demônios restantes. Sendo Dante um descendente de Sparda, este é muito respeitado pelo grupo, o que se revela, mais tarde, quando Dante ataca a irmandade (apelidada de Holy Knights Order, ou Ordem da Espada em português) e assassina o papa chamado Sanctus. A partir daí, Dante, que protagonizou todos os jogos anteriores, se torna o alvo da vingança de Nero.

Os dois são muito parecidos fisicamente, mas o novo personagem principal tem um rosto mais jovem e as roupas também diferem das de Dante, embora o estilo seja basicamente o mesmo.

Os métodos de ataque de Nero são similares ao seu sósia. Ele tem golpes de espada - Red Queen, que tem o poder matar demônios -, com a qual maneja apenas com o braço esquerdo. Há o EXCEED, técnica que permite desferir golpes mais eficazes e poderosos através da Red Queen. Também possui uma arma de fogo de cano duplo (Blue Rose), e ambas as formas de ataque podem ser trocadas num instante. Mas Nero tem também um outro truque por debaixo da manga: o seu braço direito - apelidado de Devil Bringer -, que tem poderes demoníacos e simboliza o seu lado demoníaco. Com ele, Nero pode libertar uma espécie de projeção azulada, que captura os oponentes. Com esta, pode trazê-los para perto ou afastá-los, conforme as necessidades. O Devil Bringer possibilita um novo mecanismo nas sequências de ataques, além de proporcionar severos danos aos oponentes (inclusive aos chefes de fases), quando usado de maneira correta.

O sistema de combos é similar, aumentando o ranking dependendo dos golpes que conseguir conectar com um mínimo de intervalo de tempo. Os novos inimigos, principalmente os chefes de fases, desfilam efeitos especiais mais pirotécnicos, literalmente. Um deles é uma espécie de centauro de fogo (Berial, o conquistador do inferno de fogo). O Devil Trigger continua implacável, ampliando os ataques em força e velocidade, além de recuperar parte da energia perdida.

Apesar das similaridades, Nero não adquire novas armas ao derrotar um BOSS (como acontecia a Dante). Ao invé disso, adiciona novas habilidades ao seu braço demoníaco, sendo de grande utilidade durante a partida. No decorrer do jogo, há possibilidade de controlar o protagonista das versões anteriores, Dante, que adiciona nova jogabilidade. Em seu controle, os estilos de luta (Swordmaster, Royal Guard, Gunslinger, Trickster e Dark Slayer), assim como as diversas armas-brancas (Rebellion, Gilgamesh e Lucifer) e armas de fogo (Ebony&Ivory, Coyote-A e Pandora) podem ser trocados ao mesmo tempo, ampliando a gama de ataques.

O jogo consiste em 20 fases, com 12 missões secretas (algumas favorecendo ou dando exclusividade a um dos protagonistas), priorizando Nero nas primeiras e Dante nas demais fases.

A produtora promete que o jogo rodará a 60 quadros por segundo. A produção foi feita por Hiroyuki Kobayashi (Resident Evil 4) e a direção, de Hideaki Isono (Devil May Cry 3). O destaque é a volta de Yûji Shimomura na direção das cenas não-interativas.

Devil May Cry 4 é um jogo para Xbox 360, PC e PS3.