domingo, 2 de novembro de 2008

God of War

God of War (em português: Deus da Guerra) é uma franquia de jogos para o console PlayStation 2 originalmente lançada em novembro de 2003. Seu gênero é de aventuras combinadas com violência muito explicita. É um jogo de 3.ª pessoa, parecido com Devil May Cry, Prince of Persia dentre outros, onde os movimentos de câmeras e de personagem são revolucionários. É um dos melhores do gênero.

Além disso, fato raro entre videogames, inclui cenas de nudez parcial feminina, confirmando sua vocação como jogo voltado ao público masculino. Contudo, tais elementos têm seu impacto suavizados por meio de gráficos estilizados.


O enredo conta a história do general espartano Kratos que, no começo do jogo, se encontra à beira da morte depois de uma derrota em batalha. Ele faz um pacto com Ares - o deus grego da guerra e razão do título do jogo - nos seguintes termos: Kratos daria sua alma ao deus em troca da morte de seus inimigos. As condições do acordo são cumpridas, mas acabam levando à morte da esposa e filha do herói por suas próprias mãos. Apartir daí Kratos começa a ter memórias da noite em que matou sua mulher e filha, e ele quer acabar com este tormento, realizando sua última tarefa para os deuses do Olimpo. Destruir Ares, com a ajuda de sua vontade de se vingar.

Versados no tema reconhecerão alguns dos mais famosos personagens da mitologia grega, entre os quais Artemis, Medusa, Hades, Afrodite, Atena, Poseidon e Zeus. Naturalmente, os inimigos vêm da mesma fonte, e monstros como ciclopes, minotauros, harpia, hidras e outras criaturas lendárias serão obstáculos para o jogador.

Sobre o jogo
God of War equilibra elementos de ação e raciocínio. O jogador possui diversos tipos de ataque e a animação faz com que todos os movimentos fluam de maneira natural.

Do ponto de vista da "jogabilidade", os golpes são fáceis de realizar: os controles perdoam a maioria dos deslizes de sincronia e permitindo que jogadores menos experientes se saiam razoavelmente bem. Além de sua espada básica, ao longo do jogo Kratos terá acesso à diferentes tipos de poderes e armas que poderão ser encaixados dentro de combos (combinações de golpes) cuja execução garante um dano maior ao oponente.

"God of War" usa a criatividade para não cair na armadilha de ser um simples jogo de "amassar botões". Todos os inimigos podem ser mortos com golpes comuns, mas muitos (os maiores principalmente) têm a opção de serem exterminados com ataques sensíveis ao contexto, como um minigame de pressionar os botões ou girar o direcional como aparece na tela. Para quem conhece, ele é bem parecido com o QTE (quick time event) de "Shenmue". Com isso, o usuário consegue escolher as armas que deseja.

As batalhas são intercaladas com a exploração do cenário, que esconde baús atrás de paredes falsas ou portas, ou em outra localidade difícil de enxergar; e quebra-cabeças inteligentes que requerem contrapartida intelectual do jogador. Nem muito complicados ou simples demais, os quebra-cabeças sempre estão dentro do contexto, e variam entre o acionamento de uma simples manivela até a solução, gradual, de enormes salas cheias de pequenos enigmas.

O design das fases também é variado e oferece desafio na medida certa, sem ser linear demais nem aberta ao extremo. Geralmente, o personagem tem duas ou três rotas a explorar, além de algumas salas secretas com recompensas proporcionais ao esforço de descobri-las.


-Um lugar no Olimpo
Kratos entra para a galeria dos heróis (ou anti-heróis) dos videogames, protagonizando uma aventura refinada e de equilíbrio primoroso, agradando tanto jogadores novatos como os mais experientes. Um dos poucos empecilhos é seu conteúdo violento ou sexual demais para pessoas sensíveis, mas, de resto, aproveite: a qualidade de "God of War" aparece só algumas vezes em cada geração.


Dicas
Os seguintes extras são conquistados quando o jogador termina o game no modo Spartan: a secret is revealed, secrete message, the fate of the titan.

Para obter estes, termine o jogo uma vez e em qualquer dificuldade: birth of the beast, challenge of the gods, character graveyard, créditos, deleted levels, god mode, heroic possibilities, in-game movies, monsters of myth, visions of ancient greece.

Roupas alternativas para Kratos

Vença o Challenge of the Gods
Muse Keys

Há duas Muse Keys escondidas no jogo, as quais são usadas para destrancar uma porta em "Rings of Pandora". Uma está na passagem subaquática que se encontra após a porta de Poseidon; há uma parede que pode ser quebrada que o levará para uma área com alguns inimigos, potes quebráveis e um baú contendo a primeira chave. A segunda pode ser adquirida durante o desafio de Poseidon, na parte de cima das bordas. Vá para a direita quando alcançar o topo para achar o baú com a segunda chave. Agora você pode entrar na porta e obter dois Red Soul chests, além de encontrar três fontes que lhe darão cinco barras de Red Souls e aumentarão sua energia e magia.

Outros jogos da Saga

Foi lançado em 04 de março de 2008 o jogo God of War: Chains of Olympus, exclusivo para PSP (PlayStation Portable), cuja história se passa cronologicamente antes do primeiro God of War.
God of War II foi lançado nos Estados Unidos em 13 de março de 2007, na Europa em 27 de abril de 2007 e em 3 de maio de 2007 na Austrália; exlcusivo para PlayStation 2. Neste jogo Kratos já se encontra no Olimpo após destronar Ares e inicia sua jornada como Deus da Guerra. No entanto, por sua descendência mortal, não é bem visto pelos outros deuses que, após suas demasiadas intervenções por Esparta em Guerras, é avisado por Atena de que deve parar ou será combatido. Não aceitando os avisos, Kratos se joga em mais uma guerra pelos espartanos e é atacado pelo Colosso de Rodes que está sendo controlado por interferência Divina. Durante a luta, Zeus lhe envia uma espada que drena os poderes de quem a manuseia, fazendo com que Kratos se torne novamente humano. Dessa forma, o Deus dos deuses revela ser o inimigo a quem Kratos esteve combatendo, afirmando que este não se tornará uma ameaça para o Olimpo e ferindo mortalmente Kratos, que é enviado para o Tártaro. No caminho, Kratos encontra a Titã Gaia (Mãe Terra) que lhe cura a ferida feita por Zeus e o acorda para que retorne à superfície. Ao retornar, Kratos tem sede de vingança e agora deverá retornar ao Olimpo e destruir Zeus. Para tal feito, Kratos deve seguir até o fim do mundo e alcançar as Moiras, três irmãs que controlam o destino de todos seres vivos, inclusive dos deuses. Sua missão é retornar ao exato momento em que é morto por Zeus e assim mudar seu destino. No caminho dessa longa saga muito sobre o passado de Zeus e do Olimpo é revelado. E para cumprir sua missão Kratos passará a contar com novos aliados, os Titãs, entre eles Atlas, Gaia, Cronos e Tifão (mesmo contra a vontade deste último). Kratos também encontrará outros personagens da mitologia grega, dos quais alguns o espartano vai adquirir alguns poderes e itens essenciais para dar continuidade na sua jornada, como Prometeu, Teseu, Perseu, Pegasus, Ícaros e Euryale, irmã de Medusa. Então, cumprindo a missão que Gaia enviou, ele busca o portal do destino, que era controlado por Cloto, mudando seu destino e ferindo quase mortalmente Zeus. Numa tentativa de golpe mortal em Zeus, acerta mortalmente Atena, levando-a a morte. Consegue a Blade of Olympus. Depois de um pacto com a Titã Gaia,Kratos com o poder de voltar no tempo, volta poucos instantes antes de Zeus acabar com o Titãs na guerra de Deuses e Titãs e os mandá-los para o Tártaro. Agora Kratos, com a ajuda dos Titãs segue em direção ao Olimpo para acabar com os Deuses. Mas o que é mais intrigante no jogo é seu final depois que Zeus desaparece,a frase "The end Begins..."aparece na tela dando uma vontade de saber o final da história.

Nenhum comentário: